Fernando de Noronha, um delicado arquipélago de 21 ilhas e ilhotas, é um destino procurado por turistas do mundo inteiro. Não é à toa: a região, pertencente ao estado de Pernambuco, possui diversidades naturais e marinhas dificilmente encontradas em outros lugares. Fernando Noronha

Fernando de Noronha foi descoberta em 1503 e até 1982 a região funcionou em alguns momentos como presídio e em outros, como área militar. Noronha foi aberta para o turismo apenas na década de 90 – e mesmo assim com muitas restrições, já que foi transformada em Parque Nacional Marinho e Patrimônio Mundial Natural da UNESCO. Para manter a preservação da região, o número de visitantes é restrito.

A melhor época para visitar a ilha Noronha é de dezembro a fevereiro. Porém, é preciso lembrar que as reservas devem ser feitas com antecedência, já que somente 420 visitantes são permitidos. Outra questão que merece ser lembrada é que Fernando de Noronha não é um destino barato, já que o acesso à ilha é feito apenas por avião, barco ou cruzeiro. E todos os produtos e alimentos que chegam lá também chegam apenas por esses meios.

A praia da Baía do Sancho, da Baía dos Porcos e do Leão são as que mais se destacam na região, listadas entre as dez mais bonitas do Brasil. Além disso, Noronha possui uma das faunas marinhas mais ricas e diversas do planeta. Os mais aventureiros podem curtir de perto a diversidade marinha por meio do mergulho recreativo, que possibilita que o visitante nade entre tartarugas, peixes e pequenos tubarões. Outras atrações de lazer disponíveis para os turistas são: passeios de bugue, caiaque e de barco, que podem incluir a observação de golfinhos.

Ilha Fernando Noronha

Ilha é bastante procurada pelos que procuram o mergulho recreativo

Para os que gostam de caminhar, a opção é andar pelas trilhas ecológicas do Jardim Elizabeth, da Costa Esmeralda ou da Baía do Sancho, que chega até uma descida por um conjunto de escadas esculpidas na divisão de uma falésia.

De dezembro a fevereiro, a ilha agrada os surfistas, que aproveitam ondas que variam de dois a cinco metros.


Comente através do Facebook