O Horário de Verão 2012 – 2013 começa no dia 21 de outubro de 2012 e termina no dia 17 de fevereiro de 2013 e atinge os estados da região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e a Bahia, do Nordeste. Horário verão 2012 2013Quando começa o Horário de Verão é necessário adiantar o relógio em 1 hora e é adotado principalmente para uma maior economia de energia.

Geralmente o Horário de Verão 2012 – 2013 é adotado por estados que estão abaixo da linha do equador para que economizem mais energia elétrica, pois os dias se tornam mais longos podendo assim aproveitar mais a luz solar. Cabe a cada estado decidir por adotar o Horário de Verão ou não.

Apesar do horário de verão ser uma vantagem principalmente para quem quer aproveitar o dia mais longo para fazer caminhadas, praticar esportes, conversar com amigos, etc, muitas pessoas reclamam da mudança no relógio biológico, que ocorre principalmente em pessoas mais velhas.

Regras para o Horário de Verão 2012 – 2013

Em anos anteriores era o Governo que decidia quando seria o início e o fim do horário de verão, mais isso acarretava em diversos problemas principalmente em sistemas de informação.

Para resolver parcialmente estes problemas foram criadas regras para que o horário de verão entre em vigor. Basicamente, o decreto 6558 diz que nos Estados que tenha horário de verão ele inicia-se no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro, exceto se o terceiro domingo coincidir com o Carnaval. Neste caso o término do horário de verão é adiado para o quarto domingo de fevereiro.

Portanto, o horário de verão 2012 – 2013 começa no dia:

21 de outubro de 2012

E termina no dia:

17 de fevereiro de 2013

Apesar de muitas pessoas amarem o horário de verão, outras odeiam. O que você acha do horário de verão, deixe sua opinião nos comentários!


Comente através do Facebook