Conhecida como um dos principais pontos turísticos do Paraná, a Ilha do Mel é um ponto de preservação da fauna e flora. A região, reduto dos hippies nos anos 70, pertence ao município de Paranaguá e está localizada a 114 Km de Curitiba.  Mapa Ilha do MelO charme da Ilha do Mel é encontrado na natureza, no isolamento e na rusticidade.  A ilha é considerada Reserva da Biosfera, título reconhecido pela Unesco.

O acesso para a Ilha do Mel é feito via Pontal do Paraná ou por Paranaguá, de barco ou de ônibus até o Terminal de Embarque de Pontal do Sul. O turista vai levar aproximadamente 20 minutos e gastar cerca de R$ 23 (ida e volta) para chegar à ilha via Pontal do Sul. Por Paranaguá, cerca de 1h30 serão gastas e o preço é R$28.

No terminal de embarque de Pontal do Sul (balneário de Pontal do Paraná), ou no terminal de embarque de Paranaguá, o visitante faz seu cadastro e decide se quer chegar em Encantadas, ao sul, ou à Brasília, ao norte.

Chegando na Ilha do Mel

Encantadas é conhecida por ser o centro das badalações e possui a famosa Gruta das Encantadas. O lado sul também abriga a Praia de Fora, uma região movimentada, com barzinhos na areia e mar agitado para prática do surfe.

Ilha do Mel

Ilha é buscada por turistas que procuram contato com a natureza

Brasília, por sua vez, abriga construções históricas, como o Farol das Conchas e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres. A caminhada para chegar Forte de Nossa Senhora dos Prazeres contém belas paisagens e dura cerca de uma hora. Subindo ao topo, o visitante pode aproveitar a vista panorâmica e apreciar os canhões históricos.

Vista Ilha do Mel

Bela vista da Ilha do Mel

Considerada Estação Ecológica desde 1992, a área é administrada atualmente pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Carros não circulam na ilha, que é composta por ruas de areia. Para se locomover, portanto, o turista precisa estar disposto a fazer boas caminhadas pelas trilhas, normalmente bem sinalizadas.

Diariamente, apenas cinco mil pessoas podem frequentar a Ilha do Mel. A restrição foi tomada visando manter preservação do local.


Comente através do Facebook