Veja os melhores sites para testar a velocidade da internet, medir a qualidade da conexão web e saber se realmente está pagando por um serviço razoável, visto que de um modo geral a internet brasileira é bem ruim se comparada a outros países.Testar medir velocidade internet

De um modo geral, dá para se ter uma ideia da velocidade de conexão com a internet apenas fazendo um download. Geralmente as empresas garantem apenas 10% da conexão, ou seja, se você tem um plano de 1mb o normal é que você baixe arquivos a uma velocidade de 100kbps. Apenas verificando isso já dá para se ter uma ideia se o resultado condiz com o plano contratado.

Mas para quem quiser existem sites que prometem medir a velocidade de conexão com a internet. É bem simples e rápido. A única recomendação é que durante o teste não esteja baixando arquivos, ouvindo músicas via streaming ou fazendo qualquer coisa que utilize a sua banda larga. Dessa forma é possível ter resultados mais precisos.

Medidor de conexão com a internet

Para testar a velocidade da sua internet vamos indicar três serviços:

RJNet Velocímetro – Este é um dos sites de velocidade da internet mais antigos e confiáveis. É só acessar o aplicativo e clicar no botão “Iniciar Teste”. Em poucos segundos ele emitirá um relatório com a velocidade de internet atual, estatísticas e qualidade da conexão.

Teste sua velocidade – Este aplicativo tem resultados mais completos e em meus testes, os resultados se aproximaram do que realmente é o meu plano. É possível escolher um “Medidor completo” e um “Medidor Expresso”. Como resultado ele dará a velocidade da conexão para download e upload.

Minha Conexão – Este é o mais simples de todos, mas também mostrou direitinho a velocidade da minha conexão banda larga com a internet. Logo que acessar o site, mesmo sem clicar em nada, ele já mostrará a velocidade de download, de upload e apontará qual é o provedor de internet assim como o plano de internet. Ele também exibe a qualidade da conexão.

Outra boa ferramenta é o Copel Teste, um velocímetro criado por uma empresa de energia elétrica bastante confiável.

O intuito deste artigo para testar a velocidade da internet é orientar os usuários a saberem se realmente pagam um valor justo pelo serviço contratado. Mês passado notei que minha internet estava bem lenta com taxas de downloads bem abaixo do plano que havia contratado junto à empresa. Entrando em contato vi que, sem satisfação nenhuma, haviam reduzido meu plano de 2mb para 1mb e ainda subiram o preço da minha assinatura. É bom ficar de olho.


Comente através do Facebook